Ao contrário dos exercícios realizados no solo, a prática da hidroginástica não é acompanhada por dores, transpiração e sensação de exaustão. É uma das únicas atividades indicadas para quem tem pouco ou nenhum condicionamento físico, como obesidade, idosos, gestantes e recomendada para qualquer idade.

Benefícios:

  • É divertida, pois há uma grande interação durante a aula com outras pessoas.
  • Melhora a capacidade aeróbica, a resistência, força muscular e a flexibilidade.
  • Melhora os níveis de força e o desenvolvimento dos principais grupos musculares.
  • Aumenta a circulação sangüínea e a resistência do sistema cardiorespiratório.
  • Tonifica os músculos, torneando braços, pernas e glúteos.
  • Melhora a flexibilidade das articulações. 

Principais indicações:

  • Atletas lesionados fazem hidroginástica porque ela fortalece toda a musculatura, protegendo as articulações. Pela mesma razão, muitos idosos procuram essa atividade para aumentar a força muscular.
  • Indicado também para quem tem problemas de coluna e para gestantes, já que previne dores lombares e cervicais, aumenta a circulação nas pernas, facilitando o parto e sua posterior recuperação. 

Praticando Hidroginástica, você pode queimar: 450 a 600 calorias em 1 hora de aula porque dentro da água, há uma sensação de redução no peso, o que reduz de maneira importante a tensão nas articulações e promove maior desenvolvimento da musculatura.